quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"São Benedito" - Santo protetor dos cozinheiros.

São Benedito, nasceu na Itália e era Capuchinho. No Covento onde morava uma das funções que exerceu foi a de cozinheiro.

Ele se preocupava com os mais pobres que não tinham nem o alimento diário e procuravam o Covento em busca de ajuda. São Benedito movido pelo amor ao próximo retirava alguns alimentos do Covento, escondia-os dentro de suas roupas e levava-os para os famintos.
"Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Covento o surpreendeu e perguntou: "Que escondes aí, embaixo deste manto, irmão Benedito?" E o santo humildemente respondeu: "Rosas, meu senhor!" e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que seuspeitava o Superior". (Fonte: Wikipédia)
Existe dois tipos de imagens de São Benedito: uma que tem o Menino Jesus no colo e a imagem que carrega flores nas mãos, que simboliza o primeiro milagre, a transformação de alimentos em flores.
O santo negro conquistou o coração dos brasileiros e se tornou muito popular. Em muitas cozinhas brasileiras não falta a imagem do santo. Patrono de todas as cozinheiras e cozinheiros.
Entre as panelas de cobre próprias para peixe, panelas francesas Le Creuset, facas alemãs, pratos e copos antigos a Chef de Cozinha, Carole Crema, exibe uma imagem de São Benedito. "Ele não sai daí por nada. É o santo protetor das cozinheiras", disse ela com devoção. (Fonte: Bempará - O Portal Paraense)
Na minha cozinha São Benedito também está sempre presente. Ganhei da minha mãe quando me casei, já é uma tradição na família. Acreditamos que São Benedito olha por nós e por nossos empregados em nossa cozinha e abençoa os nossos alimentos.


4 comentários:

Paty´s Cakes disse...

Que legal!Como trabalho com doces, também acabo de ganhar, da minha mãe, uma imagem de São Benedito. Já a coloquei em local de destaque na cozinha, pertinho do fogão...

blogger disse...

mosso santinho de fé e de café,nosso protetor a gente que é humilde e pobre,contém nossa fé...só que eu sei ,que não podemos comprar a imagem e sim ganhar de bom corãção...tenho mta fé que vou ter o meu santinho do me lado, e nossa fé remove montanhas, a minha é uma delas,e vou ganhar um se DEUS quizer.....

CARLOSVIEIRAALTACONFEITARIA disse...

OLHA! SEMPRE TIVE O SANTO COMO PROTETOR DOS COZINHEIROS, POREM ALGUNS HISTORIADORES FALAM QUE O MILAGRE DO SANTO FOI " EM UMA DERTERMINADA ÉPOCA SÃO BENEDITO ERA O COZINHEIRO DO MOSTEIRO, QUE NESTE DIA IA RECEBER A ILUSTRE VISITA DO PAPA. ENTÃO S.B. PREPAROU TODO BANQUETE, POREM OUTRO BENIDITINO COM INVEJA, PORQUR NÃO IA VER O PAPA, BOTOU AREIA EM TODA COMIDA, BENEDITO VENDO AQUILO, NÃO SE DESESPEROU. AJOELHOU E REZOU. NA HORA DO ALMOÇO, QUANDO FOI SERVIDO AO PAPA, ESTAVA AINDA MAIS SABOROSO QUE ANTES. SENDO ASSIM SÃO BENEDITO TORNOU-SE COZINHEIRO OFICIAL DO PAPA NAQUELA ÉPOCA." ESTA É HISTORIA QUE EU CONHEÇO DESDE CRIANÇA... NÃO TENHO IMEGEM, POREM ACREDITO E SEMPRE TEREI SÃO BENEDITO COMO MEU PROTETOR HA MAIS DE 33 ANOS. ATT: CARLOS VIEIRA.

Debora Alves Romanello disse...

Oi, também tenho um São Benedito em minha cozinha.Amanhã terei um almoço de finalização do meu curso de Pós Graduação em Gastronomia e levarei ele comigo para proteger a mim e toda a turma.