quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Versátil até demais.

A versatilidade da batata me espanta. Ela pode ser apresentada das mais diversas formas, aromas e sabores. Pode ser servida como entrada ou prato principal, no lanche rápido ou no jantar sofisticado. Ela se transforma dependendo da maneira que a preparamos, é uma delícia a cada dia. Para mim é o curinga da cozinha.
Juntei dois ingredientes de mil e uma utilidades, a batata e a carne moída para fazer está "Torta de Batatas", receita da minha sogra, uma opção a mais para o cardápio do dia-a-dia.



Torta de Batatas
Massa
Ingredientes:
1kg de batatas
3 ou 4 ovos (depende do tamanho)
3 colheres (sopa) rasas de manteiga
sal
Recheio
Ingredientes:
700g de carne moída
azeitona verde (opcional)
Outros Ingredientes:
queijo mussarela em fatias
Modo de Fazer:
Massa:
Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor. Reserve. Misture as gemas com a manteiga e junte às batatas e o sal. Misture para incorporar bem. Bata as claras em neve e acrescente, delicadamente, à massa de batatas.
Recheio:
Prepare a carne moída à sua maneira com pouco molho. Se desejar junte azeitonas verdes picadas.
Montagem:
Unte uma travessa com manteiga. Divida a massa em duas porções. Forre o fundo da travessa com a massa de batatas, ponha uma camada generosa de queijo mussarela em fatias, uma camada de carne moída, outra de queijo mussarela e a última de massa de batatas. Passe gema por cima e leve ao forno para assar até dourar.
Nota:
Ponho bastante queijo mussrela, fica muito bom.
A carne não pode ter muito molho, senão entorna no forno e faz uma bagunça.

2 comentários:

Nani disse...

Eita que essa tortinha tá é boa por demais! Eu também assim como você adoro a versatilidade da batata.
Beijos!

Ilma Ramos Duarte disse...

Estou há muito tempo procurando a receita desta torta. Fiz e achei que perdeu o sabor da batata, deve ser as clarss em nevem, acho q 3 é muito. A que eu comi, há muito tempo, a batata mantinha o sabor e não tinha mussarela, me orientem se possível. Achei muito gordurosa. Beijos