terça-feira, 29 de abril de 2008

Sabor crocante

Para aproveitar o arroz que já estava pronto me rendi ao "sabor crocante" dos bolinhos de arroz... lembranças dos tempos da minha infância.
Como é difícil completar uma travessa com estes bolinhos, sempre aparece alguém para pegar um. Os que consegui guardar servi como aperitivo.

Bolinho de Arroz
Ingredientes:
2 xícaaras (chá) de arroz, usar de preferência arroz do dia anterior
cheiro verde a gosto
queijo curado ralado
2 a 3 ovos
farinha de trigo
sal a gosto
óleo para fritar
Modo de Fazer:
Aquecer ligeiramente o arroz que está na geladeira, assim os grãos ficam macios e mais fáceis de dar a liga. Amassar o arroz com um garfo e acrescentar os demais ingredientes: os ovos, sal, o cheiro verde, queijo ralado e por último, aos poucos, junte a farinha de trigo. Misturar tudo muito bem e, aos poucos, com a ajuda de uma colher, ir formando os bolinhos. Fritar em óleo quente o suficiente para cobri-los até deixá-los douradinhos e bem sequinhos.
Dicas:
Use outros condimentos do gosto como pimenta do reino.
Pode recheá-los com pedacinho queijo ou carne moída.
É preciso controlar o fogo para que o bolinho não toste por fora e fique cru por dentro.
Algumas receitas batem o arroz no liquidificador juntamente com os demais ingredientes, eu prefiro amassá-lo, fica mais crocante.


21 comentários:

laila radice disse...

não vale judiar desse jeito!! é covardia colocar uma foto ensolarada de bolinhos de arroz e deixar ainda as rodelas de limão...aiii eu quero!!!bjs

Laurinha disse...

Gosto demaaaaaaais de bolinho de arroz, há tempos que não faço/como, deu uma vontade!!!
Ficaram lindos!
Beijinhos,

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Me fez lembrar dos tempos de infância também, que minha mãe fazia muito destes bolinhos... e Realmente era difícil, completar uma travessa... assim que eram fritos, já eram comidos! hehehehe

Fabi disse...

Gostinho de saudade! Eu sempre ficava roubando alguns da travessa enquanto minha mãe ainda fritava os bolinhos! Bjos!

Axly disse...

Ah Lu, aqui em casa dá o mesmo trabalho mante-los na travessa até que todos estejam fritos.
Mas confesso que sou eu mesma quem não deixo!
Hahahaha...
Amooooooooooooooooooooo esses bolinhos, ficam mesmo muito crocantes e gostosos, que dieta que aguenta isso?
Kisss^^

Nysa disse...

que boa ideia... às vezes o arroz sobra mesmo. parecem lindos esses bolinhos e por isso anotei a receita. beijocas

Fabrícia disse...

Lú quase pegeui um para mim....adoro. Hoje mesmo fiz bolinhos de risotto que sobrou ontem. Delícia....estão lindos.
Bjs.

Marina disse...

Luciana do cééééu,
tem muuuuita coisa delícia aqui nesse seu cantinho!!!!
Olha, adorei você ter se identificado lá no blog, viu? Mas gostei muito mesmo!
Eu nunca fiz bolinho de arroz, mas adooooro! Quem sabe não aproveito o feriado pra experimentar o meu próprio, né? rsss

uma beijoca enorme, querida!

Marizé disse...

Os croquetes de arroz também fazem parte dos meus sabores de infância, eu dava pulos de alegria quando via a minha mãe a moldar os croquetes com duas colheres.

Bjs

Eli disse...

Bolinho de arroz é bom demais, a foto está muito bonita!!

BETO disse...

Oi Luciana. Não conhecia o seu blog. Ainda bem que vc entrou no meu. Só assim pude entrar e ver as gostosuras que vc faz. Vou voltar sempre, com certeza. Se puder adicione um link para o meu blog tb. Abraços. BETO.

risonha disse...

oh coisa boa!!! que maravilha!

anna disse...

Estão com uma cara deliciosa de patanisca!
Beijinhos.

Ana Canuto disse...

ahah...aqui em casa também sempre aparecem os pequenos ladro~ezinhos antes mesmo de ficarem prontos.
Beijos.

Anônimo disse...

Adorei a dica do reaproveitamento de arroz !!!

Claudia Lima disse...

Acho que bolinhos tem gosto de infância para todos nós...
Ficaram muito apetitosos. Eu gosto muito de bolinhos.
A receita que faço é praticamente a mesma. Muito gostosa!
Bjs

Filipa disse...

Esses bolinhos de arroz estão com uma cara maravilhosa...

Beijinhos

Sylvia disse...

Eu amo bolinho de arroz, os seus estao lindos tao douradinhos, que deve ser um prazer come-los
Beijos

Anônimo disse...

Ai que delicia Lu, eu AMO bolinho de arroz!!!!
Nao faco tem um certo tempo ja!!!
Eh que aqui em casa, como meu marido sofre de dores no estomago, eu evito frituras, mas eu amo esses salgadinhos!!!
bjsss

Goreti disse...

Ai, agora vc pegou no ponto fraco...adoro bolinho de arroz...

Beijos!!!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Menina, amei a idéia do queijo curado!!! Bolinhos de arroz, ai, ai, ai...me lembram minha avó!!! Ela quase não cozinha, mas faz uns bolinhos!!!Arrasou!bjs