quinta-feira, 15 de maio de 2008

Um doce...muita paciência.

As bananas parecem multiplicar na fruteira e a melhor maneira que encontrei para usar muitas de uma só vez foi fazendo um doce de bananas em calda. Telefonei para minha mãe para tirar algumas dúvidas, porque usei banana prata e a maneira de preparar é um pouco diferente.

Doce de Banana Prata em Calda
Ingredientes:
1 dúzia bananas prata
4 xícaras (chá) de açúcar refinado
água o suficiente para cobrir as bananas mais um pouco
1/4 de xícara (chá) de suco de limão
Modo de Fazer:
Descasque e corte as bananas em rodelas. Leve uma panela ao fogo com a água e, quando iniciar a fervura, adicione as bananas. Deixe ferver. Neste momento formará uma espuma na superfície da água. Retire a espuma com uma escumadeira quantas vezes forem necessárias. Esta etapa estará concluída quando não formar mais espuma. Retire a banana do fogo e escorra.
Em outra panela coloque a água e o açúcar. Leve ao fogo mexendo bem para dissolver o açúcar. Deixe ferver por alguns minutos e junte as bananas e o suco de limão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente. À medida que a calda for ficando avermelhada e grossa, acrescente água aos poucos. Verifique se a quantidade de açúcar foi o suficiente. Cozinhe até as bananas ficarem macias e a calda grossa e bem avermelhada. Deixe esfriar e sirva.
Notas:
Por ser um doce um pouco demorado e precisar de algumas horas de didicação, no dia escolhido para prepará-lo esteja disponível sem compromissos marcados.
As horas passadas vigiando o doce tornam-se gratificantes ao verificarmos e resultado.
Veja como a cor avermelhada ficou mais acentuada depois que o doce esfriou.
Sirva com sorvete de creme ou uma fatia de queijo branco.

22 comentários:

ameixa seca disse...

Nunca ouvi falar de banana prata :)
Gostei da cor avermelhada...

Pitadasdilu disse...

Lú, eu não sabia que tinha que tirar a espuma, acho que por isso o meu não fica bom.
Queria te perguntar uma coisa, eu nunca consigo selecionar tuas receitas para imprimir, você sabe algum jeito deu fazer isso.
Ficou lindo teu doce, amei o pratinho.
Bjos, Lú.

Manuela © disse...

Eu adoro bananas de todas as formas, mas sou pouco paciente para fazer receitas demoradas. Mas prontinho já ia ;)

Mónica Pinto disse...

Aí está um doce que eu nunca fiz e olha que eu tenho a mania dos doces caseiros. Um dia destes tenho que fazer e provar. O seu está com óptimo aspecto. Bjinhos.

Marizé disse...

Não conhecia esse doce, fiquei encantada.

Bj

Natália Eleutério disse...

É uma boa alternativa para o excesso de bananas, achei receita original porque é a 1ª vez doce de banana,;)

Natércia Ramalho disse...

Luciana uma maravilha o teu doce ai que bom adorei um bjo. Natércia...

Iliane disse...

Lú..tá lindo seu doce bananas..é tão delicioso doce de banas em caldas bem geladinho?e..você?melhorou?espero que sim..bjus

Isabel de Miranda disse...

Adorei este doce de banana!!!Pode-se fazer com outras bananas.É que não sei o que é banana prata?Beijinhos doces

Marcia disse...

Nunca experimentei fazer doce com a banana prata, ou melhor, experimentei faz tempão, ficou ruim e nunca mais, só com a nanica. vamos ver este, se vc está falando que é bom, eu acredito. bjin

Laurinha disse...

Nunca fiz com banana prata...e vi que primeiro 'cozinha' as bananas, depois põe na calda... diferente mesmo! Vou anotar! Adoro doce de banana!!!
Beijinhos,

AndreaDomingas disse...

Oi Luciana!
O doce deu água na boca! Não tenho banana prata por aqui! Que saudade!
Bjs
Andrea

Sabrina disse...

Adoro doce de banana, ainda mais acompanhada com chantilly (uma verdadeira bomba calórica, esse deve ter ficado divino.
Beijos

Cris disse...

Aqui em casa só compro banana prata, elas duram mais na fruteira e eu gosto mais do sabor. Este docinho é tudo de bom hein...

Filipa disse...

Não conhecia este doce de banana, apesar de não gostar de banana achei interessante! E haja paciência para o fazer... :)

beijocas

Aline Neme disse...

Hummm.... doce de banana com queijo minas é perfeito!!!!

Bjundas

Cau Ciardi disse...

GENTE! falando em mãe! vou copiar essa receit apra minha mãe! ela AMA doces assim!

beijos e obrigada por visitar o Abóboras!

Cau

Pimenta disse...

Não conhecia este doce mas parece bem bom
bjs

. disse...

Luciana

Cheguei ontem de Minas e trouxe de lá,um enorme cacho de bananas prata.Fiquei imaginando quando elas amadurecessem o que eu faria com tantas?
taí uma ótima sugestão.
Bjs

elisabete disse...

Nunca ouvi falar de banana prata mas acredito que deve ser muito boa para compensar todo este trabalho e dedicação.

beijinhos

Claudia Lima disse...

De dar água na boca... Bem simples, bem nosso, bem brasileiro...
Bjs

Anônimo disse...

Ficou demais!Que cor linda e deve estar uma delícia.....Valeu o trabalhão.