terça-feira, 23 de setembro de 2008

La Pasta


A pasta, ou massa, é o mais apreciado prato da cozinha italiana. Sabe-se que seu descobrimento se deu seguramente por acaso. Diz a lenda que chegou à Itália vinda da China pela mãos de Marco Polo. Mas é fato bastante improvável, já que os antigos romanos eram seus apreciadores. Um relevo encontrado em uma tumba etrusca na cidade de Cerveteri, provavelmente do século 4 a.C., mostra um rolo, um saco e farinha e uma rodela dentada. Muitos são os testemunhos e as especulações sobre o lugar de origem da massa.
Prato conhecido em todo o mundo, pode ser fresca, seca ou recheada e ter os mais diversos formatos e sabores, dependendo dos ingredientes com que é temperada. É ampla a variedade de condimentos que podem ser empregados na elaboração desse prato, assim como os ingredientes para servir de base para os molhos. O grande segredo de um prato de massa está no cozimento, na consistência. Tem que ser "al dente", com textura firme. No que se refere ao molho, a escolha deve ser cuidadosa. É necessário que haja harmonia entre a massa e o molho, para que ela seja envolvida, precisam ficar unidos.
Simples e ao mesmo tempo exigente, um prato de massa pode ser a estrela de uma refeição.

Como em uma cucina italiana não pode faltar pasta, as meninas do Quattro Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana, estão promovendo o desafio da pasta. Para participar preparei Fusilli Tricolori com Mini Almôndegas e Brócolis. Um prato simples, próprio para o dia-a-dia que vai agradar os apreciadores de um bom prato de massa.



Fusilli Tricolori com Mini Almôndegas e Brócolis
Ingredientes:
500g de fusilli ou penne tricolore
500g de carne para almôndegas (vide receita abaixo)
1 maço de brócolis
folhinhas de manjericão fresco
manteiga
azeite
3 dentes de alho picados
Modo de Fazer:
Com a carne para almôndega, faça mini-almôndegas com no máximo 1cm de diâmetro. Numa frigideira à parte frite as mini almôndegas na mistura de manteiga e azeite, quando estiverem douradas escorra e reserve. Cozinhe o brócolis numa panela com água fervente e uma colher de sopa de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio (para manter vivo o verde do legume). Reserve algumas flores inteiras e pique o restante. Doure o alho na manteiga e refogue o brócolis picado. Acerte o sal e a pimenta. Cozinhe a massa em água abundante, escorra e junte ao refogado dos brócolis, o manjericão, misture bem, junte as mini-almôndegas, enfeite com as flores de brócolis e sirva.

Mini Almôndega
Ingredientes:
500g de carne moída (de sua preferência)
cebola picada
2 ovos
1 pão amanhecido
1/4 de xícara de leite gelado
1 colher de mostarda
100g de bacon em cubinhos
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer:
Misture a carne moída com a cebola, o bacon, os ovos e o pão picado com a mão, acrescente a mostarda, a pimenta e o sal. Misture bem e acrescente o leite aos poucos até ficar consistente. Leve ao forno pré-aquecido (250º) por 25min ou frite na mistura de azeite e manteiga.

Notas:
Na receita original a massa usada no preparo desta receita é o penne tricolore.
Acrescentei folhinhas miúdas de manjericão fresco.
Se desejar sirva com queijo parmesão ralado na hora.
Não tenho a fonte da receita original, ela estava entre as que tenho guardada.
Para saber mais sobre como fazer uma massa "al dente", a dica está aqui.
Fonte de pesquisa Abril Coleções - A Grande Cozinha - Massas

27 comentários:

Rose Oliveira disse...

Me agradou muitíssimo, Luciana!
Ficou maravilhosa sua pasta com almondegas, fiquei aqui suspirando...
beijos.

Agdah disse...

Eu adorei as mini-almôndegas.

Paula disse...

q delícia de prato amiga!!!
parabéns!!!
bjs fofos

Dani Oliveira disse...

Adorei esse fusilli e as mini almôndegas ficaram super charmosas.

Ju disse...

Olá luciana,na minha opinião td a massa deve ser al dente...e essa esta com uma aparencia ótima!!! abraços

Luciana disse...

Lu, vc juntou ingredientes que adoro com o macarrão: Brócolis e Almôndegas. Ficou lindo e deve estar super saboroso, vou provar e te conto. e boa sorte no desafio.bj

ameixa seca disse...

Adoreiiii as mini almondegas :) Que coisas mais fofas!
Massa é um prato do planeta inteiro e é tãooooo bom ;)

Carla disse...

Que fofinhas!! Essas mini almôndegas estão um máximo. E este prato de massa é uma tentação. Entre a massa e eu há uma relação muito forte :o)

bjs

Téia disse...

Liiiindoooo demais este macarrão. Que idéia singela, viu? Boa sorte querida. Bjka.

laila radice disse...

q charme as mini almondegas derm ao prato..pela participação!!bjs

Anônimo disse...

Hum...fiquei com fome.
Que aspecto fantástico.
Parabéns.
Susana.

Axly disse...

Que lindo que ficou teu prato!
Cores lindas e aparência apetitosa^^
Kisss!

Odete disse...

Que delicia as alondeguinhas. Me agradou muito. Gosto desses pratos unicos com tudo para uma refeicao saudavel.

beijo querida Lu

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Ficou lindo. E acredito que também muito apetitoso.
Beijinhos

Filipa disse...

A pratos de massa eu nunca digo que não. Devo ter uma costela italiana pois por mim podia comer massa a todas as refeições que nunca me iria fartar.
Gostei muito deste seu prato, bem nutritivo e apetitoso.

beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Ah, esse aqui meu marido comeria e repetiria! Que delícia!

Vivian disse...

almondegas e macarrao combinam perfeitamente, e a massa fuzzili eu particularmente adoro. Vc conseguiu adequar bem os ingredientes e tornou a receita muito saborosa. Só faltou uma garrafa de vinho rs
bjos

Mónica Pinto disse...

Não consigo passar sem massas, por isso todas as sugestões são bem vindas e esta agradou-me particularmente!
Beijinhos

Ziza disse...

Oba, massinha é bom demais!

Nani disse...

Lu que ótima receita, já anotei pra fazer depois amiga!
Beijos

Silvia Arruda disse...

Que delícia é essa, Lu????

Com certeza essa receita passará lá em casa, depois te conto!!

Priscila Beneducci disse...

Luciana voce arrasa. Seu tricoli ficou com cara de comida de restaurante. Ontem eu preparei algo mais simpleszinho um Rocambole de Massa de Pastel (aquele que voce já fez e o Brasil inteiro também). Como você fez e outras amigas também postaram fotos dele, colocou a foto dos Rocamboles de Massa de Pastel das Comadres debaixo do meu, para o pessol olhar que eu deixei o meu feinho, que das amigas ele saiu mais bonito do forno. O seu Rocambole de Massa de Pastel,tá lá no meu blog fazendo bonito também. Um beijão da Pri (aqui de Contagem-MG).

Cláudia disse...

Esta uma maravilha estas mini-almongegas com o fusili e brócolis, dois ingredientes que adoro com o macarrão. A cor esta linda. Com certeza ele também vai passar pelo meu fogão!

bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Que imagens lindas... delicioso, adoro massa e esta sua ta linda!

Amiga aproveito para pedir um voto seu, para mim num concurso que estou participando:

Meu link para votar, está aqui:
http://culinariareceitas.blogspot.com/2008/09/falso-medalho-ana-claudia-anita.html

Mais informações no meu blog...

bjssssssssss...

Beatriz Belliard disse...

que belas cores, adorei ! bjs

Leonor de Sousa Bastos disse...

Adoro massa!!!...é um prato que faço imensas vezes, mas nem sempre tenho novas ideias para praticar!
Este fusilli com mini almôndegas e bróculos está de morrer!!!:)
Um dia destes experimento!
Fiquei apaixonada pela sugestão original!:)

Claudia Lima disse...

Que idéia deliciosa Luciana!
Boa sorte!
Bjs :)