quarta-feira, 17 de junho de 2009

Bolo com sabor de lembrança

Queria comer um bolo simples, daqueles que tem sabor de infância e perfume da cozinha da casa de vó. Me veio na lembrança um bolo de limão que minha mãe fazia, fofinho e com um glacê açucarado por cima...delícia pura.
Procurei uma receita e encontrei esta do site Panelinha. O nome do bolo já diz tudo, Bolo Delícia de Limão. Um único senão, na imagem que tenho guardada a camada de glacê ficou fina embora perfeita para o bolo, uma exigência colhida na memória.
O cafézinho das cinco foi regado de lembranças e conversas felizes, terminando com um emocionado comentário do meu marido:
"Minha mãe fazia este bolo."

Bolo Delícia de Limão
Massa
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
220g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de Fazer:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Passe pela peneira a farinha e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até que fique um creme fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.
Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão e o fermento, misture com uma espátula e transfira para a fôrma.
Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos. Num prato grande, desenforne o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.

Glacê
Ingredientes:
1/3 xícara (chá) de suco de limão coado
2/3 xícara (chá) de açúcar
Modo de Fazer:
Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve.
Fonter: Panelinha

32 comentários:

angela disse...

eu tambem tenho paixão por bolo de limão. bj

Fla disse...

Tem cara de um bolo que minha vó fazia... que saudade, dela e do bolo.
=)
Beijos
Fla

Iliane disse...

bolo de limão é mesmo tudo de bom!aquele azedinho...é uma maravilha..ficou lindo o seu..bjus

Gina disse...

Lu, adoro bolos cítricos. Meus bolos preferido são os mais simples.
Bjs.

Anônimo disse...

que delicia, sempre visito seu blog vc esta de parabéns ,amo cozinhar e qualquer dia vou fazer um blog pra mim tambem, e olha vou fazer este bolo ai...me deu agua na boca com um cafezinho hummmm...bj de sua amiga virtual q sempre vem te visitar sou do Paraná...fike com Deus!!!

Silvia Arruda disse...

Você acredita que nunca fiz nem comi bolo de limão e tenho visto com certa freqüência essa receita? Acho que é um sinal que tenho que prepará-lo logo logo! heheheh

Anônimo disse...

Luciana, estou até sentindo o cheiro deste bolo, que delícia!!!!
Fiquei sem visitar seu blog por três dia e quantas novidades! Adorei todas.
Fique com Deus!
Bjs, Lucia

Missy disse...

também me lembro de um bolo muito parecido que a minha avó fazia !

bkja

Tamy disse...

nossa, me inspirei nesse bolinho e fiz um aki na minha casinha, mas de laranja, pq nao tinha limão... tá terminado de assar... vamos ver se ficou bom!!!!


beijos

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Que fofinho!!Adoro bolo simples e esse azedinho do limão é bom demais...
Bjs.

Marly disse...

Luciana,
Vim seguindo você lá do meu blog e não pude deixar de pensar: "Tenho de organizar o meu tempo para vir visitar esse blog com mais frequência". Esse bolinho, por exemplo, está com um aspecto super convidativo!!
P.S: Há muitos anos eu também faço um bolo de limão, que leva uma cobertura feita com o sumo da fruta e açúcar; vou já ver as semelhanças entre as receitas!
Beijinho!

ameixa seca disse...

Tenho vindo a reparar que os sabores de infância da maioria das pessoas, são de comidas super simples cujos ingredientes são muito fáceis de arranjar! São receitas de rápida mas eficaz preparação :) Porque a infância quer-se simples e despreocupada, né?
Gostei!

Claudia Lima disse...

Eu gosto muito de paladares cítricos. Deve ter ficado ótimo!
Bjs :)

Lourdes Sabioni disse...

Ai amiga, o próximo bolo que vou fazer é este...só para lembrar do meu pai que faria 71 anos , amanhã, dia 18...ele me trazia bolos simples e cítricos como laranja e limão, quando eu tinha 5 anos e me lembro até hoje...Pai faz tanta falta...eu perdi o meu muito cedo...mas a saudade é imensa até hoje. Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Muitas vezes também quero comer estas delicias que remetem a infancia e bolo simples é uma delas. Adoro bolo de limao. Bjim
Léia

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Que lindo bolinho!!.. Apetecia-me mesmo uma fatia..
beijinhos

Helena disse...

ía gostar deste bolinho,pois adoro limão!
Bj

Natália Eleutério disse...

É dificil resistir a uma delícia destas, bjs.

Karla Maria disse...

É o melhor bolo pra tomar com café.
Amo e tb me lembra a casa da minha mãe, um dos bolos preferidos do meu pai.
Bjs

Mari disse...

Minha querida, este bolo realmente é tudo de bom!!! Eu já o fiz em casa, mas usei limão siciliano no lugar do verdinho... fez o maior sucesso tanto com meus amorecos, como com meus sogros, para quem eu sempre mando um pedacinho.
O teu ficou lindissimo!!
Bjo grande,

Mari

anabela disse...

Tem um optimo aspecto! Parabéns pelo blog

Adriana disse...

Deixou um pedacinho para mim??anotei este eu gosto e muito!

argas disse...

É um bolo lindo! Deve ser uma delícia! bjino

moranguita disse...

bem que bolo delicioso
deve se uma verdadeira delicia.
limao laranja tduo optimo apar mim
beijinhso e bom fim de semnana

Anônimo disse...

Lu, esse bolo deve ser muito bom!!! Amo bolo de limão também! O glacê que faço é parecido: suco de meio limão ou de um inteiro vou misturando açúcar de confeiteiro até dar ponto, sem ir ao fogo. Coloque sobre o bolo e ele depois cria uma casquinha!

Carolina Andrade disse...

Adorei o bolinho Lu, muito bom. Grande beijo

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Parece que esse bolo de limão era feito por todas as mães e vós, não?
Outro dia eu também estava com saudade desse bolo da infância e fui atrás de uma receita. Queria que tivesse essa cobertura. Encontrei uma da Ofélia, que ficou muito boa, e fiz várias semanas, em seguida, até matar a saudade.bjs

Unknown disse...

Eu preciso criar coragem e fazer esse bolo lindíssimo de limão para comer sozinha,rsrs. Meu esposo não gosta de bolo de limão e nem de açúcar por cima do bolo.
Ficou tão fofinho...ai ai que delícia...

Beijinhos e ótimo fim de semana

Nilda disse...

Olá luciana!amei seu blog amiga...
bolo de limão é tudo de bom!!delícia
e melhor ainda quando vem junto com
recordações né?
abraço
Nilda

Isabelocas disse...

Por vezes os bolos simples são os melhores, aqui em casa são muito apreciados, adorei.
Bjs

Menina Miminhosm disse...

k delicia k deve ser este bolinho!mnham!

Lany disse...

Olá querida Luciana
É tão bom passar aqui e pegar essas receitas...e saber da estória delas... é tão bom ter boas lembranças pra lembrar não é??? Farei hj esse bolo..vamos ver como fica...
Bjkas