terça-feira, 28 de julho de 2009

Pão para sanduíche

Quando vi esta receita imaginei que um sandúíche ou uma salada de folhas com este pão daria uma gostosa refeição. Como meu marido e meu filho não gostam muito de peixe, pensei duas vezes antes de fazê-lo, mas decedi arriscar.
Experimentamos o pão regado com um fio de azeite, mas preferimos saboreá-lo em forma de sandúíche.
Preparamos sanduíches com fatias finas do pão, folhas diversas, tomate seco, tirinhas de mussarela de búfula e azeite. O restante do pão cortei em quadradinhos e fiz crotons, para acompanhar saladas.

Esta receita veio de alguma cozinha amiga, que por distração não copiei o nome. Então amiga, se é você que dividiu conosco esta saborosa receita de pão, deixe um recadinho para que eu possa lhe dar os devidos créditos.


Pão com Sardinha e Azeitona
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de leite
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 lata de sardinhas ao molho de tomate
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher de (chá) de sal
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeitona preta, picadas
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (sopa) de orégano
Modo de Fazer:
Numa tigela, junte o leite, os ovos, o óleo e o molho de tomate da Sardinha. Misture bem.
Acrescente a farinha e o sal. Misture novamente.
Adicione a cebola, a azeitona e as Sardinhas. Por fim junte o fermento.
Despeje a massa numa fôrma de bolo inglês (cerca de 22 x 11cm) untada e enfarinhada. Polvilhe orégano por toda a superfície da massa.
Leve ao forno médio (180ºC), pré aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que enfiando-se um palito na massa este saia limpo.
Desenforme e sirva morno ou frio.
Nota:
Ao juntar as Sardinhas, procure não quebrá-las muito para que se mantenham em pedaços no pão.
Use fatias desse pão para fazer sanduíche, para acompanhar uma salada.

32 comentários:

Susana Gomes disse...

Adorei esta sugestão!
Deve ser uma delícia. :)

Beijinhos.

Isabel Salvador disse...

que rica sugestão amiga,jinhos grandessssssssss

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Obrigada pela partilha.. parece ser uma bela sugestão..
beijinhos

Sandreane disse...

HUm... Esse pão para lanchinho da tarde... Nham! Nham!! Tudo de bom :)

Daniela (dani) disse...

Adorei essa receita.
Fácil e gostosa...vou fazer.
Bjos.

ameixa seca disse...

Eu tenho feito algo parecido, cakes salgados e são deliciosos :)

Bárbara disse...

nosssa q deliciaaaa !!!!
vou fazer.. me deixou com água na boca...
abraços..

Odete disse...

Luciana, que pratico esse pao. Alem de saudavel tambem.
Muito boa ideia pra se usar sardinhas. Gostei!

Beijos

Lucia disse...

Hum!!!!! Adoro sardinha!!!!! Deve ter ficado muito bom! Anotado.
Bjs!
Lucia

Unknown disse...

Nossa mais fácil que isso só batendo a massa no liquidificador (sem as sardinhas é claro)...vou experimentar, as crianças vão adorar.

Missy disse...

bem bom este pãozinho !

bjka

angela disse...

que delícia! bjs

Paula Pacheco disse...

Vou tentar fazer...sou fã de carteirinha de sardinha enlatada....muito tempo atrás meu pai fazia sardinha com rodelas de tomate...era o nosso prato principal...e devoravamos tudo...
bjs,
Paula.

Téia disse...

UAU, pão com sardinha? Esta é nova. Amei, Lu, maravilha. Bj grande.

Lia disse...

Adoro pão! estou com um apetite
hum !!!
bjs

Claudia de Paula disse...

Tem um selinho pra voce la no meu blog.

Bjs !

Iliane disse...

que sugestão maravilhosa!!é quase uma refeição mesmo..adoro tudo que contem nele..bjus..

Mari disse...

Que belíssimo pão, menina.

Neyma disse...

Lu querida,
Meu marido vai amar este pão!! Ele ama sardinha!! Adorei a receita, acho que vou faze-la no almoço do dia dos pais! Depois te conto!!
Fiquei imaginando o sabor...deve ser muito delicioso!! Esta anotado!!
Muitos beijinhos

Fátima disse...

Pão-sardinha-azeitona-perfeito!

Ju disse...

Sou nova no mundo dos blogs, cheguei por aqui de blogo em blog e simplesmente adorei o seu, parabéns!! Parabéns pela receita, farei com certeza e depois venho te contar como ficou!
Beijos

Marcia P. disse...

Luciana,
O que é isto! Vou experimentar, adoro coisas práticas.

Beijocas,

Márcia - Cascais/Portugal

Valéria e Sandra disse...

Olá Luciana!

Adorei o seu blog! Gostei mais ainda dessa receita do pão com a sardinha. Meu marido diz que eu sou a única pessoa no mundo que gosta de sardinha! rsrsrsrsr
Esse post prova o contrário e eu adorei! VOU FAZER!!!!
Um abraço!

http://www.salpimentaeumapitadadeamor.blogspot.com

Paula disse...

O seu bog é muito bonito. Parabéns!

Dani Bros disse...

Que maravilha de receita!
Ficou lindão
Bjks

Karla Maria disse...

Ai Lu,
que dica boa. Ando louca atrás de recitas práticas assim.
Bj

Mônica disse...

Vou coloca-la em pratica pois adoro pão.
Com carinho Monica

Mariza Frezza disse...

Mas que espetáculo de receita.....nossa muito bom. Eu adoro pães, e este está sensacional. Parabéns mesmo.

Sabor de Amor disse...

Olá amiga vai lá no meu blog e participe do concurso, se vc tem algum talento ou conhece alguém que tenha, gostará muito!!! Bjus

Priscila Beneducci disse...

Quanta coisa gostosa Luciana. Frango chiquetoso que vc fez, este pão de sardinha parece ser so pela lista uma delicia mesmo, Cuca de Banana é tudo de bom.... Beijos da Pri

Miriam Cavalcante disse...

Obrigado pela receita!!
Fiz ontem a tarde e foi sucesso total aqui em casa.
Coloquei uma lata a mais de sardinha e ele mal saiu do forno e foi atacado... Nem sobrou para os croutons, hunf!!
Facílimo e delicioso!

Fernanda disse...

Conheci seu blog pelo Cozinha Travessa.
Passeando pelas receitas vi esta e, com certeza, vou fazer para beliscar antes da sopa que estou planejando para um jantarzinho aqui em casa. Acho que vai ficar uma delícia!!!!!
Gostaria de aproveitar e convidá-la para conhecer o meu blog: Alecrim.
Parabéns pelos bolos e pelo cafezinho, que com esse frio é uma boa!!!!
Parabéns!